PREPARO DO TEMA DE UM DISCURSO – Por Nair Onofre
Uma pessoa pode ter a melhor ideia do mundo,
totalmente original e inovadora
mas, se ela não for capaz de convencer outras pessoas,
a ideia não terá nenhuma importância.
Gregory Berns
Conforme raciocínio no artigo anterior, então agora você já tem o tema, e já sabe quais são as partes de um discurso, isso no entanto, não é suficiente para uma apresentação eficaz, para convencer as pessoas.
Antes de desenvolver o tema é fundamental saber quem será o público, qual é o objetivo da apresentação, quais serão os tópicos do conteúdo e o método a ser utilizado, ou seja, saber pra quem , pra que, o que e como fará.
Público: Toda pessoa que se dispõe ou é convocada a ir a uma palestra ou curso, merece ouvir um discurso bem preparado e do seu interesse. Por isso o conhecimento da plateia contribui sobremaneira para o sucesso do evento. Saber quem são as pessoas, qual a realidade delas, de onde vem, o que conhecem do assunto e outras informações. Quando mais informações o instrutor puder considerar a respeito do público, melhor será o preparo do tema.
Objetivo: É o “pra que” se está fazendo o evento, é onde se quer chegar com esse assunto, com essa conversa. Se o objetivo não estiver claro, aumenta a possibilidade de fracasso, pois a abordagem deve ser feita de acordo com o objetivo, palestras para dinamizar, motivar, levar conteúdo técnico, levar apenas algumas informações, ou persuadir o auditório são diferentes umas das outras.
Além do objetivo geral deve-se definir também os objetivo específicos que são objetivos menores através dos quais se atinge o objetivo geral.
A partir dos objetivos específicos se organiza os tópicos do conteúdo.
Quando o palestrista é convidado já deve procurar saber de quanto tempo dispõe, se outras pessoas irão falar sobre o mesmo tema, que abordagem farão, se falarão antes ou depois dele. Isso lhe dará subsídios para maior ou menor aprofundamento do assunto. Quanto mais informações ele tiver, melhor será o preparo, menor será a insegurança e maior a possibilidade de sucesso.
Conteúdo: Para desenvolver o conteúdo, procure um lugar onde possa trabalhar sem ser interrompido. Aí, de posse das informações anteriores, organiza-se a palestra propriamente dita, de forma a atingir o objetivo proposto.
Criar a História, o enredo, é o primeiro passo para vender suas ideias com competência, convicção e carisma, o sucesso nessa etapa separa os comunicadores medíocres ,dos “fora de série”, diz Carmine Gallo, em seu livro Faça como Steve Jobs.
Tenha em mão caneta e papel além das informações sobre o público, os objetivos e os tópicos do conteúdo.
Analise e coloque no alto da folha o título da palestra. Pode ser que com o desenrolar do tema ele tenha que ser mudado, nesse momento, isso não é problema.
Analise cada tópico do conteúdo e coloque-os em ordem. Dê asas à imaginação e desenvolva cada tópico. Pode ser que nesse momento se perceba a necessidade de acrescentar, retirar ou alterar tópicos para se atingir o objetivo, este é o momento adequado de fazê-lo.
Busque fatos conhecidos da plateia para ilustrar suas ideias. Isso da sentido ao que você vai dizer. Dê exemplos concretos.
Analise o que escreveu, quais são as ideias principais, o que deve ser aprofundado e o que pode ser retirado,sem que se perca de vista o objetivo e o tempo disponível.
Analise seu conhecimento sobre o assunto, muitas vezes nesse momento se percebe que não se domina o assunto tanto quanto imaginava, percebe-se que o conteúdo é superficial e que é necessário pesquisar mais e se preparar melhor.
Prender-se aos objetivos específicos é uma alternativa interessante para se adequar o conteúdo, além de ser mais prático e rápido. Isso no entanto não significa que o instrutor vai dominar apenas o conhecimento para alcançar aqueles objetivos, quanto mais conhecimento do assunto tiver mais seguro ficará.
Analise se todos os aspectos tratados interessam a plateia e se tem relação com ela.
Leia todo o texto veja se está coerente com o objetivo da palestra, se o vocabulário está adequado ao público, se existem termos técnicos que necessitam ser substituídos, se existem gírias trocadilhos ou período muito longos a serem modificados.
Analise se o tempo estabelecido é suficiente para apresentar todo o conteúdo. Caso não seja, verifique a possibilidade de aumentar o tempo ou diminuir o conteúdo sem prejudicar os objetivos. Caso isso não seja possível, estabeleça objetivos mais modestos e alcançáveis, não adianta tentar “despejar conteúdo garganta abaixo” a plateia não vai assimilar.
Analise se o texto tem introdução desenvolvimento e conclusão.
Grave a palestra e ouça a gravação para melhorar os aspectos necessários.
Utilize palavras adequadas ao público e atente para a concordância verbal e nominal.
Na próxima semana falaremos sobre o método.